Crioulo, língua cabo-verdiana e educação no processo de desenvolvimento inclusivo em Cabo Verde

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Arlindo Barreto https://orcid.org/0009-0005-3165-9443

Keywords

Educação, Língua, Desenvolvimento, Inclusão

Resumo

Na atual configuração cultural, política e económica mundial, é largamente conhecido o debate em torno de temáticas que abarcam a “Educação” ou o “Desenvolvimento inclusivo”. Tanto no campo da investigação pura quanto no da investigação aplicada, ou simplesmente na prática quotidiana da educação (família, escola, sociedade), questões têm sido levantadas visando entender o alcance que as expressões “Educação” e “Desenvolvimento inclusivo” têm atingido.


Se parece haver um consenso alargado sobre a importância da educação e das línguas num mundo cada vez mais globalizado, a dimensão que elas cobrem já nem sempre merece acordo generalizado.


Em Cabo Verde, a “Educação” assumiu, desde os primórdios da formação da sociedade crioula, um papel decisivo na história do povo cabo-verdiano, surgindo como uma alavanca para potencializar o recurso até hoje apontado como o mais valioso – os recursos humanos. A situação da língua em Cabo Verde, até hoje, suscita acesos debates, prova de que ainda há um longo caminho a percorrer até se chegar a um consenso sobre qual será a melhor via a escolher.


Nesta comunicação, apoiando-me na evolução do conceito de “Educação” e na discussão da situação linguística do país, procurarei discutir os possíveis caminhos para se alcançar o “Desenvolvimento inclusivo”.

Abstract 68 | pdf Downloads 35

Referências

Carreira, António. O Crioulo de Cabo Verde: Surto e Expansão. Mem Martins: Gráfica Europam, Lda., 1984.

Chelmicki, José Conrado Carlos (de), Varnhagem, Francisco Adolfo. Corografia Cabo-Verdiana ou Descrição Geográfico-Histórica da Província das ilhas de Cabo Verde e Guiné. Lisboa: Typographia L.C. da Cunha, 1841.

Ferreira, Manuel. A aventura crioula. Lisboa: Plátano, 1973.

Lopes, Amália. As línguas em Cabo Verde: Uma radiografia sociolinguística. Tese de Doutoramento, 2011.

Marzano, Michela. Extension du domaine de la manipulation: de l’entreprise à la vie privée. Paris: Grasset, 2008.

Mesquitela Lima, Augusto. “A designação ‘Crioulo’.” I Colóquio Linguístico sobre o Crioulo de Cabo Verde. Ministério da Educação e Cultura, 1979.

Pena-Ruiz, Henri. Qu’est-ce que l’école? Paris: Gallimard, 2005.

Reboul, Olivier. Le langage de l’éducation. Paris: Presses Universitaires de France, 1984.

Rey, Alain. Dictionnaire historique de la langue française. 3.ª ed. Paris: Dictionnaires Le Robert, 2000.

Santos, Rosine. “A Origem do Crioulo.” I Colóquio Linguístico sobre o Crioulo de Cabo Verde. Ministério da Educação e Cultura, 1979.

Veiga, Manuel. “O Crioulo será um dialecto?” I Colóquio Linguístico sobre o Crioulo de Cabo Verde. Ministério da Educação e Cultura, 1979.