Sobre a Revista
O ato de publicar um artigo em um periódico académico revisto por pares envolve muitas partes que são obrigadas a cumprir os padrões éticos esperados em todas as fases de seu envolvimento. A AULP está comprometida em atender e manter esses padrões éticos de comportamento em todas as etapas do processo de publicação.
De acordo com o Artigo nº 17 da Lei de Imprensa Portuguesa (Lei nº 2/99, de 13 de Janeiro), estamos empenhados em assegurar o respeito dos princípios deontológicos e a ética profissional do trabalho de investigação, bem como assegurar a boa fé dos leitores. A Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) está registada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), nº 123241.
Acompanhamos as organizações do setor, como o Comité de Ética na Publicação (COPE), que estabeleceu diretrizes sobre boas práticas de publicação, a fim de cumprir os requisitos da Declaração de Ética e Depreciação da Publicação (PEMS). Portanto, editores, revisores e autores devem estar cientes dos princípios éticos.
Política de acesso aberto
A RILP é uma revista internacional de acesso aberto dedicada a uma ampla variedade de pesquisa básica e aplicada no campo interdisciplinar. Todos os trabalhos estão licenciados pela Creative Commons 4.0. Toda comunidade científica e académica tem acesso sem restrições aos conteúdos; os trabalhos podem ser baixados, impressos, lidos, citados, tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares, publicação e distribuição ou disponibilização na internet.
Política de Direito de Autor
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-SA 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. A RILP incentiva a partilha e distribuição dos trabalhos publicados pelos autores, aumentando os fatores de impacto e o número de citações registadas, contribuindo assim para uma ciência aberta e acessível.
Políticas de arquivamento
Esta revista utiliza a plataforma OJS, para armazenar, conservar e restaurar os trabalhos publicados.
O Número Internacional Normalizado das Publicações em Série (ISSN) desta coleção é 2182-4452 (formato papel) e 2184-2043 (formato digital). A Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) está indexada ao catálogo SciELO Portugal, Latindex, Qualis/CAPES, European Reference Index for The Humanities and Social Sciences (ERIH PLUS) da European Science Foundation (ESF), RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, Scientific Journal Impact Factor (SJIF), Livre – Revistas de livre acesso e REDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico. A Revista está inscrita no Google Scholar (Revista Internacional em Língua Portuguesa – Google Acadêmico) e é membro oficial e autorizado do Crossref para depositar o DOI de todos os artigos publicados.
A RILP incentiva todos os revisores a inscreverem-se na plataforma Publons e registarem aí as revisões efectuadas. Página da revista na pataforma Publons: Revista Internacional Em Língua Portuguesa | Publons.
O DOI da RILP é https://doi.org/10.31492/2184-2043. A RILP não imputa aos autores nenhum custo pela submissão de artigos ou publicação.