Literatura e música: união indissolúvel

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Solange Ribeiro de Oliveira

Keywords

melopoética; teorias sobre as relações entre a música e a literatura; a tipologia of relações musico-literárias; composições brasileiras e europeias; temas para pesquisas futuras.

Resumo

Como parte da Melopoética_ disciplina voltada para o estudo de diferentes formas de relação entre Literatura e Música_ o ensaio discute teorias e tipologias propostas por críticos como Steven Paul Scher, Werner Wolf, Paul Zumthor, Susanne Langer, Luis Tatit e Claus Clüver, entre outros. A partir de três eixos classificatórios_ Música na Literatura, Literatura na Música, Literatura e Música_ estudam-se várias possibilidades de relação entre as duas artes. A título de complementação, acrescentam-se análises de criações musicais brasileiras e europeias, selecionadas como ilustrativas dos temas focalizados. Reconhecendo a existência de aspectos significativos da Melopoética ainda por explorar, o texto se encerra com a sugestão de temas especialmente convidativos para pesquisas futuras, tais como a gênese da intermidialidade, funções das relações intermidiáticas, a figura do autor /compositor ou do leitor /ouvinte e a compilação de um dicionário de relações músico-literárias.

Abstract 1538 | PDF Downloads 1673

Referências

Andrade, Mário. (1980). Terapêutica Musical. Em Namoros com a medicina, organizado pelo autor, 21-23. Belo Horizonte: Itatiaia.
Bagno, Marcos. (1991). In principium erat verbum. Em Artes e ofícios da poesia, organizado por Augusto Massi, 241-254. Porto Alegre: Artes e Ofícios.
Bandeira, Manuel. (1986). O ritmo dissoluto. Em Poesia Completa e Prosa, organizado pelo autor, 181-197. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar.
Bandeira, Manuel. (1986). Opus 10. Em Poesia Completa e Prosa, organizado pelo autor, 293-312. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar.
Brecht, Bertoltt. (1988). Die Dreigroschenoper. New York: Suhrkamp Pub Ny.
Brown, Calvin (1987). Music and Literature. London/Hanover: University Press of New England.
Cage, John. Themes and Variations (excerpts). (1994). Em Postmodern American Poetry, organizado por Paul Hoover, 616-626. New York and London: W. W. Norton & Company.
Carpentier, Alejo. (1996). Los Pasos Perdidos. Madrid: Allianza Editorial.
Chopin, Henri. (1979) Poésie Sonore International. Paris: Jean-Michel Place.
Callado, Antonio. (1976). Reflexos do Baile. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Clüver, Claus. (2000). Concrete Poetry and the New Performance Arts:Intersemiotic, Intermedia, Intercultural. Em East of West. Cross-Cultura Performance and the Staging of Difference, organizado por Claire Sponsler e Xiaomei Chen, 33-61. London: Palgrave Macmillan.
Clüver, Claus. (1999). The Musikgedicht. Notes on an Ekphrastic Genre. Em Word and
Music Studies: Defining the Field, organizado por Walter Bernhart, Steven Paul Scher and Werner Wolf, 187-204. Amsterdam and Atlanta, GA: Editions Rodopi.
Clüver, Claus. (2002).Concrete Sound Poetry. Between Poetry and Music. Em Cultural Functions of Intermedial Exploration, organizado por Erik Hedling e Ulla-Britta Lagerroth, 163-178. Amsterdam, New York: Editions Rodopi, 2002.
Corona, Ricardo. (2002). Simbolista. Em Na virada do século, organizado por Cláudio Daniel e Frederico Barbosa, 269. São Paulo: Landy.
Feld, Steven. (2012). Sound and sentiment: Birds, weeping, poetics and song in Kaluli expression, 3rd edition, Duke University Press.
Langer. Susanne K. (1953).Feeling and Form. New York: Charles Scribner´s Sons.
Medeiros, Sérgio. (2003).Cage and Joyce. Em ABEI JOURNAL. The Brazilian Journal of Irish Studies. Interrelations. (2003) 5, 51-56.
Mello e Souza, Gilda. (1979). O tupi e o alaúde. Uma intepretação de Macunaíma. São Paulo: Duas Cidades.
Menezes, Philadelpho. (1992). Poesia Sonora: Poéticas Experimentais da Voz no Século XX. São Paulo: Ed. EDUC.
Oliveira, Solange Ribeiro de. (2002). Literatura e Música: Modulações Pós-Coloniais. São Paulo: Perspectiva.
Oliveira, Solange Ribeiro de. (2011). De Mendigos e Malandros: Chico Buarque, Bertolt Brecht, John Gay 2ª edição. Curitiba: Editora CRV.
Oliveira, Solange Ribeiro de. (2006). Canção: Letra x Estrutura Musical. Aletria. Revista de Estudos de Literatura, vol. 14, 323-333.
Oliveira, Solange Ribeiro de. (2012). E a Música? Poesia Sonora ou Música Concreta? Em Perdida entre Signos: Literatura, Artes e Mídias, hoje, 187-197. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG.
Ramos, Maria Luiza. (2000). Maíra: Leitura/Escritura. Em Literatura, Mito, Inconsciente, Cognição, 141-160. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.
Ripple, Gabrielle. (2015). Literature and Music: Theory. Em The Handbook of Intermediality. organizado por Gabrielle Ripple, 459-475. Berlin: De Gruyter.
Santiago, Silviano.(1986).A estrutura musical no romance: o caso de Érico Veríssimo. Em Anais do Simpósio de Literatura Comparada, 2, organizado por Júlio César Machado Pinto & Eneida Maria de Souza, 164-165. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1986.
Scher, Steven Paul. (1968). Verbal Music in German Literature. New Haven: Yale University Press.
Scher, Steven Paul.(1970). Notes Toward a Theory of Verbal Music. Comparative Literature (22), 147–156.
Scher, Steven Paul. (1982) Literature and Music. Em Interrelations of Literature, organizado por Jean Pierre Barricelli & Joseph Gibaldi, 225-250. New York: MLA.
Tatit, Luis. (1996). O Cancionista. Composição de Canções no Brasil São Paulo: Edusp.
Zumthor, Paul. (1992). Poesia do espaço. Novos territórios para uma nova oralidade. Em Poesia sonora: poéticas experimentais da voz no século XX. São Paulo: EDUC.
Wolf, Werner. (2015). Intermediality Revisited. Reflections on Word and Music Relations in the Context of a General Typology of Intermediality. Em A Handbook of Intermediality, organizado por Gabrielle Ripple, Berlin: DE Gruyter. 459-475.
Zumthor, Paul. (1998). Introdução à Poesia Oral. São Paulo: Ed. Hucitec / Educ.

Discografia
CD Poesia sonora hoje - uma antologia internacional - LLS-002/A
Vários, P. Menezes (ed.), 1998.
CD- Strick Song of the Andoumboulou . Leitura, pelo poeta Nathaniel Mackey, de trechos do poema “Song of the Andoumboulou”, com acompanhamento de percussão e flauta. Memphis- Spoken Engine, 2005.