Proposta de um modelo de gestão integrada das garrafas plásticas recolhidas na cidade de Maputo ao longo da Avenida Marginal
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Keywords
Resíduos Plásticos, Gestão, Modelo Integrado
Resumo
Na costa das praias urbanas da cidade de Maputo (Moçambique), é notável, para qualquer pessoa que a visite, a quantidade de material plástico depositado de forma inadequada, e pouco se sabe sobre a quantidade real produzida desses resíduos plásticos. O objetivo deste trabalho foi elaborar um modelo de gestão integrada de resíduos plásticos presentes ao longo da Avenida Marginal, na cidade de Maputo. Foi realizado um levantamento dos principais tipos de plásticos encontrados nas praias urbanas, sendo que há uma maior predominância de sacos plásticos, embalagens de salgadinhos, tampas plásticas e garrafas PET. Isso demonstra que os plásticos não são usados de forma adequada para a preservação do ecossistema e do ambiente em que nos encontramos. Foi proposto um modelo de gestão integrada de resíduos plásticos, de acordo com a realidade de Moçambique.
Referências
Fernando, A., Lima, S. (2012). Caracterização dos resíduos sólidos urbanos do município da Maxixe/Moçambique. Uberlândia: Instituto de Geografia Ufu.
Jeronimo, G. J., Ferreira, D. C., e Luz, M. S. (2019). Dimensionamento de ecopontos para resíduos recicláveis secos em Uberaba. Minas Gerais: Revista Brasileira de Ciências, Tecnologia e Inovação.
Langa, J. M. (2014). Gestão dos resíduos sólidos urbanos em Moçambique: responsabilidade de quem?. Maputo.
Lenhard, F. (2016). Destinação final das embalagens PET no Vale do Taquari e proposta de logística reversa. Lajeado: Univates.
REPENSAR (2020). Estabelecimento de um programa sobre lixo marinho e microplástico. Maputo.
Ribeiro, M. E. (2017). O gerenciamento dos resíduos plásticos pós-consumo no estado de Alagoas. Maceió.
Silva, I. R. (2011). O uso de garrafas PET como forma de preservação ambiental e viabilidade económica aos moradores do Bairro Jardim Vitória. Cuiabá-MT.