Presentation text
Main Article Content
Sulisa Quaresma
Keywords
Abstract
Deeply interconnected, Environment and Education set the tone for this 46th issue of the International Journal in Portuguese (RILP). In the wider community of Portuguese-speaking countries, where environmental contexts range from tropical forests to coastal ecosystems, this interconnection has taken on a global and growing prominence, with environmental education realising - and proving - to be an invaluable tool for promoting awareness of more sustainable practices. Environment and Education also set the tone for the urgent need to ensure the preservation of natural resources, in a teaching-learning partnership that is increasingly capable of meeting the challenges of climate change, deforestation, loss of biodiversity and the scarcity of livelihoods.
Article Sidebar
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
No momento de submissão do artigo é necessário o preenchimento da respetiva “Declaração de Direito Autoral” pelo(s) autor(es), na qual se afirma concordar com as condições e normas de publicação da RILP, bem como garantir o carácter inédito e original do texto submetido para avaliação científica. Deste modo, o(s) autor(es) declara(m) aceitar as instruções e condições de publicação da revista, respeitando os deveres de copyright, mantendo os seus direitos autorais, mas cedem à RILP os direitos sobre a primeira publicação na versão impressa e digital.
A publicação e partilha parcial ou integral do texto (em repositórios institucionais, capítulos de livros, publicações periódicas, redes sociais e plataformas profissionais nas áreas de ciência e investigação, entre outros) obriga à referenciação da publicação inicial na revista e ligação para o site da RILP, recorrendo, para o efeito, à informação disponibilizada pelo sistema DOI (Digital Object Identifier).
A RILP incentiva a partilha e distribuição do trabalho publicado pelos autores na revista, elevando os factores de impacto e número de citações registadas, contribuindo assim para uma ciência aberta (https://www.ciencia-aberta.pt/) e acessível (http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/portals-and-platforms/goap/open-science-movement/), desde logo, à comunidade internacional de língua portuguesa.
Os trabalhos publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons – Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0) e a RILP não imputa aos autores nenhum custo pela submissão de artigos ou publicação.
Deverá enviar a respetiva "Declaração de Direito Autoral" devidamente preenchida e assinada para o seguinte endereço de e-mail: [email protected]
Renata Marques, Universidade de Évora
Licenciada em Sociologia pela Universidade de Évora, prosseguiu a sua formação académica no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, com o enquadramento do Programa de Mestrado e Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais. O Curso de Doutoramento em Sociologia testemunharia o regresso a Évora, Universidade onde conclui ainda, atualmente, o Doutoramento em História Contemporânea. Em São Tomé e Príncipe, desenvolve a sua atividade no Pólo que a Universidade de Évora aí instalou em 2015, tendo como principais eixos de atuação a oferta de formação pós-graduada e o desenvolvimento de projetos de cooperação para o desenvolvimento. Com mais de vinte anos de experiência acumulada em desenho e gestão de projetos, foi recentemente Consultora Internacional PNUD da Equipa de Comunicação do Projeto Cumprindo a Promessa Climática em STP (2021/2022); e Coordenadora em STP do Projeto Ilhas e Encantamentos (2022/2024), intervenção do PROCULTURA na área da literatura infantojuvenil que, promovido pela Associação Marquês de Valle-Flôr, associa desenvolvimentos autónomos em mais três países, com foco sempre nos seus territórios insulares: as ilhas do Maio e de Santiago, em Cabo Verde; o arquipélago dos Bijagós na Guiné-Bissau; e a Ilha de Moçambique. É docente da Pós-Graduação Desenvolvimento Sustentável em Regiões Tropicais e da pós-Graduação em Turismo e Gestão Hoteleira. Publicou, a título individual ou em coautoria, mais de vinte títulos nas áreas da História, do Turismo e da Literatura, além de ter coordenado editorialmente mais de uma dezena de publicações institucionais.
Sulisa Quaresma, Universidade de São Tomé e Príncipe
Diretora do Ambiente e Ação Climática de São Tomé e Príncipe, foi Coordenadora Nacional do Projeto Cumprindo a Promessa Climática em STP. É Pós-graduada pela Universidade de Évora em Desenvolvimento Sustentável em Regiões Tropicais (2019/2020), tendo concluído a Licenciatura com Mestrado Integrado em Engenharia Química – especialização nas áreas do Ambiente, Energia e Processos – pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2008). Entre várias outras consultorias nacionais e internacionais, foi Consultora para o Desenvolvimento do Plano de Ação Tecnológica para a Adaptação às Alterações climáticas em STP no Setor de Gestão Costeira, Água e Agroflorestação (2019/2022); e Consultora para a Elaboração do Capítulo “Informações sobre medidas nacionais, reporte e verificação”, no âmbito do processo de elaboração do Relatório de Atualização Bienal (BUR). Docente da Disciplina de Química Ambiental na Universidade Pública de São Tomé e Príncipe, foi ainda responsável pela disciplina de Educação Ambiental e Sustentabilidade no Instituto Superior de Educação e Comunicação da Universidade de STP.