A Mulher nos Contos de Mia Couto: uma Leitura Pós-colonial

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Márcia Moreira Pereira

Keywords

Mia Couto, Mulher, Contos, Estudos Pós-Coloniais

Resumo

Como um conjunto de teorias que analisa as implicações políticas, filosóficas, culturais e literárias deixadas pelos colonizadores nos locais que colonizaram, adotando em relação a elas uma perspectiva crítica e contra elas uma prática combativa, o pós-colonialismo pressupõe a ocorrência de uma produção literária - a literatura pós-colonial - que privilegia a cultura de todos aqueles que foram colonizados pelas nações europeias. Nas literaturas africanas de expressão portuguesa, seguindo essa trilha aberta pela expressão estética na perspectiva do pós-colonialismo, a mulher passa a ser representada como alguém que começa a “sentir a terra”, livre de tabus e de imposições, libertando-se, parcialmente, de imposições masculinas e assumindo um papel de sujeito de sua própria história. Nesse sentido, este artigo procura analisar dois contos de Mia Couto ("O perfume", em Estórias abensonhadas e "O cesto", em O fio das missangas), a partir da perspectiva teórica dos Estudos Pós-Coloniais, destacando o papel que a mulher representa nestes contos.

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